Exames

TESTE DO PEZINHO

Dicas:
O Laboratório Bioanálises realiza o exame teste do pezinho para recém nascidos entre o terceiro e o sétimo dia após o nascimento, preferencialmente no 5º dia. Para o procedimento, a criança não precisa estar em jejum e a amostra que será coletada é sangue capilar ou, de preferência, venoso.

Aplicação:
O teste consiste na análise do sangue do recém nascido, com o intuito de detectar precocemente doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas. As principais doenças examinadas pelo teste são a Fenilcetonúria, Hipotireoidismo, Anemia Falciforme, Deficiência de biotinidase, Fibrose cística e Hiperplasia adrenal congênita. O teste é obrigatório, não existe contraindicações para o exame e não agride o bebê.

Tipos de teste do pezinho e quantidade de doenças detectadas:

  • Básico: Fenilcetúnira, aminoácidopatias (por cromatografia), anemia falciforme, hemoglobinopatias e Hipotireoidismo congênito (TSH);
  • Ampliado: Acrescenta-se ao básico o Hipotireoidismo congênito (T4), hiperplasia adrenal congênita e fibrose cística.
  • Plus: Acrescenta-se ao ampliado a Galactosemia, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.
  • Master: Acrescenta-se ao plus a Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, sífilis congênita, citomegalovirose congênita, doença de chagas congênita, rubéola congênita.
  • Exame opcionais: Surdez congênita (conexina 26), Acidemias Orgânicas e Aminoácidopatias (espectometria de massa em Tandem), deficiência da MCAD e anticorpos anti-HIV 1 e 2

Revisado em 14/06/2021